Notas Fiscais - NFC-e/NF-e
A tela de nota fiscal tem a finalidade de emitir cupons fiscais avulsos, ou seja, funciona como uma venda direta, vinculadas a um cliente especifico, outro cenário seria emitir um cupom fiscal com o total de itens vendidos no mês, com a finalidade apenas de mandar 1 arquivo XML e a contabilidade realizar a apuração de imposto.
A tela inicial exibe as notas lançadas a partir do Nova Nota Fiscal e as notas emitidas pelo Venda Direta. A tela é composta pela data de emissão da nota número fiscal e série da NFC-e, o cliente pra quem foi emitido, o valor e os status da nota em relação à Sefaz:
Com a tela de notas fiscais aberta será possível efetuar algumas ações como:
Editar: Para editar notas que não foram transmitidas e visualizar as já enviadas.
Cancelar: Para cancelar e inutilizar notas transmitidas às Sefaz (inclusive notas emitidas pelo Venda Direta)
Transmitir: Para faturar a NF-e.
Emitir NF-e de Devolução: Caso precise devolver alguma peça da nota, através deste botão é possível emitir da NF-e de devolução ao fornecedor, sem precisar digitá-la do zero.
Carta de Correção: Caso precise fazer um ajuste na nota, por exemplo, a descrição do item, para não cancelar e redigir a nota, basta emitir uma carta de correção. É importante destacar que é importante consultar a contabilidade para validar a viabilidade do uso da CC-e.
Imprimir comprovante fiscal: Para imprimir / reimprimir o comprovante fiscal (apenas das notas autorizadas).
Para fazer o lançamento, basta seguir o passo a passo:
Guia Fiscal > Nota Fiscal clique em Nova Nota Fiscal e preencha os dados abaixo:
1º preencha os dados da nota com o cliente ou fornecedor, nesse momento é possível adicionar um novo cadastro de cliente ou editar um existe também, na sequência clique em salvar e continuar pra liberar a aba Itens.
Na área destinada ao tipo de operação os campos são preenchidos automaticamente de acordo com a informação atribuída no campo “Tipo Regra“.
Você também pode imprimir ou baixar o arquivo de espelho da nota fiscal antes de realizar a transmissão, clicando no botão “IMPRIMIR“ no canto superior direito da tela:
Após selecionar imprimir, você pode escolher a impressora ou baixar o arquivo em PDF para salvar em seu computador:
2º O transporte tem a finalidade apenas para indicar o frete, quem será o responsável, quando tiver e o volume a ser enviado:
3º Ao clicar na aba Itens, clique em Novo Item, selecione o produto, a quantidade, defina o valor de venda, preencha os dados fiscais e opcionalmente o desconto ou acréscimo e por fim clique em salvar. Repita o processo com outros produtos:
Ao utilizar o botão “Copiar Regra de Imposto” o sistema traz o CFOP correto, de acordo com o endereço do Fornecedor e da Loja.
OBS: É possível altera manualmente o imposto (ICMS, PIS, COFINS e IPI).
4º Opcionalmente é possível incluir informações complementares, basta clicar em Nova Informação Complementar e coloque o texto desejado:
5º Lançado o produto, clique na aba Pagamentos e selecione a forma de pagamento (pode ser mais de uma) e clique em salvar:
6º Ao fazer uma NF-e de devolução, a Sefaz exige que seja informada a nota de entrada como referência usando a chave de acesso, para isso, o sistema dispõe de 3 opções:
Nota de entrada: basta selecionar a nota que foi dado entrada no sistema.
Nota fiscal: é uma devolução que pode ser feita a pessoa física / consumidor fiscal.
Chave de acesso: caso a nota em questão não tenha sido inserida no sistema, é possível informar a chave de acesso manualmente para seguir com a devolução.
7º Sobre o Lote, só é gerado após a transmissão da nota fiscal pra Sefaz, nele fica armazenado em formato XML, o XML de envio, retorno e processamento, ou seja, a troca de informações com a Sefaz:
É possível informar o valor de IPI em um NF-e avulsa de Devolução.