Skip to main content
Skip table of contents

Orientações ao Usuário - Uso da Integração do Sistema Vixen com WhatsApp

Introdução 

Esta documentação visa fornecer informações importantes para evitar o bloqueio do número de telefone ao utilizar a integração de seu sistema Vixen, com o envio de mensagens usando seu número de WhatsApp, buscando evitar situações de banimento de conta ou número, por violação dos termos de serviço da companhia. É possível obter maiores detalhes na página de ajuda do WhatsApp.


Possíveis Causas para o Banimento de uma Conta 

O WhatsApp pode banir contas sem aviso prévio devido a comportamentos que violam os Termos de Serviço da empresa. Este banimento pode ser temporário, ou definitivo. Necessitando que entre em contato com a empresa a partir do endereço "support@WhatsApp.com" para solicitar ajuda, ou pelo Fale Conosco.

"Caso seu número de telefone tenha sido banido, a seguinte mensagem será exibida quando você tentar acessar o WhatsApp: "Esta conta está impedida de usar o WhatsApp". 

Podemos banir contas se acreditamos que elas violam nossos Termos de Serviço. Alguns exemplos de atividades não permitidas no WhatsApp são envio de conteúdo indesejado (spam), aplicação de golpes ou qualquer outra atividade que coloque em risco a segurança das pessoas que usam nossos serviços." 

Fonte: https://faq.whatsapp.com/465883178708358/?helpref=hc_fnav   


As ações que podem resultar em bloqueios incluem: 

  1. Envio Excessivo de Mensagens - Enviar diversas mensagens para contatos que não têm o número do remetente salvo em sua lista de contatos. O WhatsApp não especifica a quantidade; 

  2. Bloqueios por Múltiplos Usuários - Se muitos usuários bloquearem o mesmo remetente em um curto intervalo de tempo.  WhatsApp não especifica a quantidade; 

  3. Criação de Muitos Grupos - Criar muitos grupos que incluam usuários que não têm o número do criador na lista de contatos; 

  4. Envio de Mensagens em Massa - Enviar a mesma mensagem para diversas pessoas, pode resultar em suspensão temporária. WhatsApp não especifica a quantidade; 

  5. Violação Suspeita dos Termos de Serviço - Se o WhatsApp suspeitar que o usuário violou seus Termos de Serviço

  6. Uso de Apps não oficiais - Não faça uso de aplicativos não oficiais, que faça modificações no aplicativo oficial; 

  7. Emuladores - Uso de emuladores Android com o aplicativo WhatsApp; 

  8. Clonadores - Uso de aplicativos clonadores; 


Como Evitar o Banimento de uma Conta

É possível seguir algumas dicas, e assim evitar que esse banimento aconteça: 

  1. Envie Mensagens Relevantes - Priorize campanhas que agreguem valor e sejam percebidas como benefício pelos clientes; 

  1. Mensagens Personalizadas - Crie mensagens que se conectem individualmente com os clientes usando o pronome "você"; 

  1. Comunicação Humanizada - Evite mensagens robóticas. Inclua saudações, o nome do seu cliente e emojis para tornar as mensagens mais amigáveis; 

  1. Envio de Teste - Envie uma mensagem de teste antes de enviar para todos os destinatários; 

  1. Personalize seu WhatsApp - Certifique-se de que seu WhatsApp esteja totalmente personalizado, incluindo foto de perfil, endereço, descrição, site e e-mail de contato; 

  1. Agendamento de Envios - Priorize envios massivos pela manhã para evitar mensagens durante a noite; 

  1. Priorize Campanhas Identificáveis - Use campanhas que permitam a identificação, como vídeos e áudios; 

  1. Conta Aquecida - Certifique-se de que sua conta no WhatsApp já é madura, já enviou diversas outras mensagens, e utilizou os recursos disponíveis como: Figuras, áudios, envio de mídia, ligações etc. Antes de realizar envios em massa; 

  1. Links - Evite o envio de links nas primeiras mensagens; 

  1. Intervalo de Envio - Use intervalos de tempos diferentes para o envio das mensagens, evite mandar diversas mensagens ao mesmo tempo, ou com intervalos iguais; 


Trechos Importantes da Central de Ajuda do WhatsApp

O WhatsApp destaca algumas práticas proibidas e reforça seu compromisso em proteger a plataforma contra o envio automático ou em massa de mensagens. A violação dessas práticas pode resultar em medidas legais, incluindo o banimento da conta. 

Sobre contas temporariamente banidas 

Se você recebeu um aviso de que sua conta está temporariamente banida no WhatsApp, é provável que: 

  • Você esteja usando uma versão não oficial do app. 

  • Você esteja coletando dados de usuários, prática conhecida como extração. 

    Se você recebeu esse aviso, mude para a versão oficial do app ou pare de extrair dados. Caso contrário, sua conta poderá ser banida permanentemente do WhatsApp. 


Envio não autorizado de mensagens automáticas ou em massa no WhatsApp 

O WhatsApp é uma plataforma de mensagens privadas, originalmente criada para ajudar pessoas a conversar com amigos e familiares. Com o passar do tempo, observamos que os usuários gostam de poder enviar mensagens para empresas e criamos duas ferramentas, o app WhatsApp Business e a Plataforma do WhatsApp Business, que têm como objetivo ajudar empresas a gerenciar as interações com os clientes. Nossos produtos não foram projetados para o envio de mensagens automáticas ou em massa, e essas práticas configuram uma violação dos nossos Termos de Serviço


Como usar o WhatsApp com responsabilidade

O WhatsApp foi desenvolvido para oferecer uma maneira segura, simples e confiável de enviar mensagens a outras pessoas. O envio de mensagens é algo privado por natureza, e nossos Termos de Serviço foram criados para manter nossa plataforma e as pessoas que usam nossos serviços seguras. Todas as pessoas que usam o WhatsApp devem analisar as diretrizes a seguir para garantir o uso responsável do app. 


Central de Ajuda do WhatsApp

Para mais informações, consulte a Central de Ajuda do WhatsApp. 

Lembre-se: O uso responsável do WhatsApp é essencial para manter uma comunicação eficaz e em conformidade com os Termos de Serviço da plataforma. 

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.