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4. Comparativo de compra

O comparativo de compra permite realizar análise entre vários fornecedores de um produto, assim a tomada de decisão sobre a compra será fundamentada no fornecedor que apresentar as melhores condições para a compra.

4.1. Incluindo um comparativo de compras

·       Acesse a guia de Compras > coluna Movimentação >tela Comparativo de compra.

·       Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção incluir.

·       Preencha os campos necessários, inclua os itens do comparativo e clique no botão OK.

4.2.  Outras operações do comparativo de compras

·       Alteração: Clique com o botão direito do mouse sobre o comparativo que deseja alterar, opção alterar.

·       Exclusão: Clique com o botão direito e selecione a opção “Excluir”, ou ainda a tecla Delete. Possível apenas após a exclusão dos itens do comparativo e se o mesmo estiver pendente de aprovação e não possui pedido de compra associado.

4.3.   Montando um comparativo

·       Acesse a guia de Compras > tela Comparativo de compra.

·       Selecione o comparativo desejado.

·       Com o botão direito do mouse, selecione a opção comparativo de preço. A seguinte tela aparecerá:

image-20241114-142848.png

4.4.1 Fornecedores do comparativo

·       Clique com o botão direito na grade e selecione a opção incluir.

·       Inclua os fornecedores que foram cotados para esse comparativo.

·       Clique no botão OK.

Para alterar um fornecedor, selecione a linha do registro, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção alterar, altere os campos necessários e clique no botão OK.

Para excluir um fornecedor selecione a linha do registro, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção excluir. Ou ainda utilize a tecla Delete do teclado.

4.4.2 Enviando cotação aos fornecedores

·       Clique no botão enviar cotação aos fornecedores.

·       Inclua os fornecedores que foram cotados para esse comparativo.

  • Clique no botão Enviar.

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  • Enviando e-mail de cotação:

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4.4.3. Carregar planilha de Cotação enviada pelo fornecedor:

·       Selecione o fornecedor, botão direito na grade, escolha a opção cotação.

image-20241119-130014.png

·       Preencha os campos, e clique na opção carregar planilha de cotação.

·       Os campos referentes ao fornecedor, serão preenchidos de acordo com as informações importadas da planilha, clique em OK para adicionar os itens na tela de comparativo de preço.

image-20241119-130042.png

4.4.4. Itens solicitados

Essa grade apresenta os itens que estão sendo cotados.

·       Defina um ganhador digitando o número de ordem da grade de fornecedores correspondente a ele na coluna ganhador da grade de Itens solicitados. Ou ainda use o botão “Atualizar ganhador pelo menor custo” para escolher o ganhador que tenha oferecido o menor preço.

·       Ao atualizar o ganhador pelo menor custo, o sistema irá definir qual fornecedor apresentou a melhor oferta para essa requisição de compra;

image-20241119-130124.png

4.4.5. Outras operações do comparativo

·  Alteração de Status: Clique com o botão direito do mouse sobre o registro do comparativo de compras ao qual você quer mudar e selecione a opção status. Com isso é possível definir 3 status para um comparativo: Em cotação, Cotação Pronta ou Cancelado. Marque o status que deseja atribuir ao comparativo e clique no botão OK.

image-20241119-130205.png Apenas comparativos com ganhadores definidos podem ter seu status alterado para cotação pronta.

· Aprovação do comparativo: Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Aprovação. A tela de aprovação aparecerá.

image-20241119-130317.png

Na combo mudar status para: selecione uma das opções e clique no botão aplicar. Seu login e senha serão solicitados para que a aprovação seja gravada.

image-20241119-130205.png Apenas grupos pré-estabelecidos nos parâmetros de compra poderão aprovar comparativos.

· Cancelamento da aprovação do comparativo: Com o botão direito do mouse selecione a opção Cancelar Aprovações. A tela de cancelamento de aprovação aparecerá, digite então um motivo para o cancelamento e clique no botão OK.

image-20241119-130205.png Após o cancelamento de aprovação de um comparativo de compra, o status deste comparativo será alterado para em cotação. O processo de alteração do status e o de aprovação do comparativo deverão ser refeitos.

· Desmembrar um comparativo: O desmembramento de um comparativo serve para que apenas alguns itens sejam aprovados. Quando desmembrado, um novo comparativo é gerado com os itens que foram selecionados no desmembramento.

Este novo registro independe do primeiro, necessitando dos processos de inclusão dos fornecedores do comparativo, alteração de status e aprovação novamente. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção desmembrar.  Selecione o item que deseja desmembrar e clique no botão OK.

image-20241119-130205.png Apenas comparativos com aprovação pendente podem ser desmembrados.

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