Conta consumo
A conta consumo é uma forma de pagamento onde é possível realizar recargas para ser utilizada dentro do estabelecimento, como um cartão pré-pago.
Operação de venda utilizando conta consumo:
Para utilizar a opção de pagamento por conta consumo, siga o fluxo de venda apresentado e, na tela de "Pagamentos", selecione a opção "Conta consumo". Ao clicar em "Adicionar", você será solicitado a escanear ou inserir o código da conta consumo.


Obs. Qualquer tela que peça a leitura de Cód. Barras ou QrCode contém os seguintes botões:

Aparece um teclado para digitar de forma manual;

Ativa o Flash da câmera para facilitar a leitura.
Operação de venda utilizando conta consumo com leitura Mifare:
Será necessário realizar uma configuração na tela de grupo de terminal , informando qual o tipo de leitura será utilizada:

Volpe ERP > Retaguarda Parque > Configurações por Terminal > Vixen Ticket > Tipo de leitura da ct. Consumo > 1= MIFARE
Após configuração basta sair e entrar no aplicativo para atualizar a alteração realizada. Abra a opção de conta consumo:

A nova tela apresentada será solicitado a aproximação do cartão (NFC):

Ao incluir a forma de pagamento Conta Consumo, você também poderá consultar o saldo atual da conta, e editar os dados dela se for necessário.

Tela com as informações e saldo da conta consumo.

Tela para editar as informações da conta consumo.
Visualize de forma clara, se a conta possui ou não saldo suficiente para completar a operação.
Utilizando conta consumo com PIN:
Essa configuração requer a confirmação do PIN da conta consumo para concluir a venda. O PIN corresponde aos seis primeiros dígitos do CPF do cliente.
Com o recurso habilitado, é necessário cadastrar uma nova conta consumo e vinculá-la ao cliente no Vixen POS. Para isso, clique no nome do cliente localizado acima de 'Saldo atual'.

Na tela exibida, informe o CPF do cliente e clique em CONFIRMAR.
Observação: Para o uso do PIN na conta consumo, a única identificação aceita é o CPF. Caso tente vincular o cliente utilizando RG ou outro tipo de identificação, o sistema exibirá um alerta informando que a vinculação não pôde ser concluída.

Após concluir a configuração, o PIN será solicitado em três operações relacionadas à conta consumo: cancelamento de uma recarga, finalização de uma venda e cancelamento de uma venda.
Abaixo, um exemplo da tela exibida para o preenchimento do PIN:

Após preencher o PIN e clicar em CONFIRMAR, a operação será realizada com sucesso.
Vale destacar que, além da autenticação na tela acima, não há nenhuma outra alteração nos processos de venda, cancelamento ou recarga.
Para utilizar este recurso, é necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte para habilitá-lo.
Consulta de saldo da conta consumo:
Você pode consultar o saldo da sua conta consumo na tela "Conta consumo" localizada no menu inicial.

Para realizar uma recarga, na tela mencionada acima, clique no botão "+" que irá redirecioná-lo para a próxima tela. Nessa tela, informe o valor da recarga, escolha a forma de pagamento e confirme o processo de recarga.

Além disso, você tem a opção de "cancelar" uma recarga. Basta arrastar o campo desejado para a esquerda. É importante ressaltar que essa ação só é possível no momento que uma recarga foi feita. Após sair da tela, não será mais possível excluir essa recarga.

Venda após recarga de Conta Consumo
Para realizar vendas após a recarga da Conta Consumo, será necessário acessar o Volpe, na aba 'Ferramentas', na tela de 'Parametrização', e realizar a pesquisa do parâmetro 'PDV.RECARGACONTACONSUMOANTIGA'

Após localizar a parametrização, é necessário configurá-la conforme a imagem abaixo:

Após a configuração da parametrização, é necessário acessar a tela de 'Configuração Geral' para configurarmos um produto para a recarga.
Ao acessar a tela de 'Configuração Geral', vá em 'Pagamento' e selecione a aba 'Pagamento de Conta Consumo'. Após acessar a tela, será necessário apontar um produto de recarga.

Após ser realizada a parametrização pelo Volpe, a operação de recarga ocorrerá normalmente.