Ir para o conteúdo principal
Saltar índice

Conta consumo

A conta consumo é uma forma de pagamento onde é possível realizar recargas para ser utilizada dentro do estabelecimento, como um cartão pré-pago.

Operação de venda utilizando conta consumo:

Para utilizar a opção de pagamento por conta consumo, siga o fluxo de venda apresentado e, na tela de "Pagamentos", selecione a opção "Conta consumo". Ao clicar em "Adicionar", você será solicitado a escanear ou inserir o código da conta consumo.

Obs. Qualquer tela que peça a leitura de Cód. Barras ou QrCode contém os seguintes botões:

Aparece um teclado para digitar de forma manual;

Ativa o Flash da câmera para facilitar a leitura.

Operação de venda utilizando conta consumo com leitura Mifare:

Será necessário realizar uma configuração na tela de grupo de terminal , informando qual o tipo de leitura será utilizada:

image-20241002-152452.png

Volpe ERP > Retaguarda Parque > Configurações por Terminal > Vixen Ticket > Tipo de leitura da ct. Consumo > 1= MIFARE

Após configuração basta sair e entrar no aplicativo para atualizar a alteração realizada. Abra a opção de conta consumo:

image-20241211-195841.png

A nova tela apresentada será solicitado a aproximação do cartão (NFC):

image-20241002-152810.png

Ao incluir a forma de pagamento Conta Consumo, você também poderá consultar o saldo atual da conta, e editar os dados dela se for necessário.

Tela com as informações e saldo da conta consumo.

Tela para editar as informações da conta consumo.

Visualize de forma clara, se a conta possui ou não saldo suficiente para completar a operação.

Utilizando conta consumo com PIN:

Essa configuração requer a confirmação do PIN da conta consumo para concluir a venda. O PIN corresponde aos seis primeiros dígitos do CPF do cliente.

Com o recurso habilitado, é necessário cadastrar uma nova conta consumo e vinculá-la ao cliente no Vixen POS. Para isso, clique no nome do cliente localizado acima de 'Saldo atual'.

onde vincular a conta consumo.png

Na tela exibida, informe o CPF do cliente e clique em CONFIRMAR.

Observação: Para o uso do PIN na conta consumo, a única identificação aceita é o CPF. Caso tente vincular o cliente utilizando RG ou outro tipo de identificação, o sistema exibirá um alerta informando que a vinculação não pôde ser concluída.

COLOCANDO CPF-20241210-194359.png

Após concluir a configuração, o PIN será solicitado em três operações relacionadas à conta consumo: cancelamento de uma recarga, finalização de uma venda e cancelamento de uma venda.

Abaixo, um exemplo da tela exibida para o preenchimento do PIN:

Solciitando o pin-20241210-195223.png

Após preencher o PIN e clicar em CONFIRMAR, a operação será realizada com sucesso.
Vale destacar que, além da autenticação na tela acima, não há nenhuma outra alteração nos processos de venda, cancelamento ou recarga.

Para utilizar este recurso, é necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte para habilitá-lo.

Consulta de saldo da conta consumo:

Você pode consultar o saldo da sua conta consumo na tela "Conta consumo" localizada no menu inicial.

Para realizar uma recarga, na tela mencionada acima, clique no botão "+" que irá redirecioná-lo para a próxima tela. Nessa tela, informe o valor da recarga, escolha a forma de pagamento e confirme o processo de recarga.

Além disso, você tem a opção de "cancelar" uma recarga. Basta arrastar o campo desejado para a esquerda. É importante ressaltar que essa ação só é possível no momento que uma recarga foi feita. Após sair da tela, não será mais possível excluir essa recarga.

Venda após recarga de Conta Consumo

Para realizar vendas após a recarga da Conta Consumo, será necessário acessar o Volpe, na aba 'Ferramentas', na tela de 'Parametrização', e realizar a pesquisa do parâmetro 'PDV.RECARGACONTACONSUMOANTIGA'

cc2.png

Após localizar a parametrização, é necessário configurá-la conforme a imagem abaixo:

CC 3.png

Após a configuração da parametrização, é necessário acessar a tela de 'Configuração Geral' para configurarmos um produto para a recarga.

Ao acessar a tela de 'Configuração Geral', vá em 'Pagamento' e selecione a aba 'Pagamento de Conta Consumo'. Após acessar a tela, será necessário apontar um produto de recarga.

cc 4.png

Após ser realizada a parametrização pelo Volpe, a operação de recarga ocorrerá normalmente.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.