Skip to main content
Skip table of contents

Configurações – Reforma Tributária (IBS e CBS)

Primeiramente é necessário ativar as tags no XML para a reforma tributário, e para isso precisa acessar Volpe (Retaguarda Parque)> Configuração Geral.

acesso config parque-20251229-121901.png

Agora basta acessar a tela Configuração Geral, marcar a flag para habilitar as tags da reforma tributária e clicar em “Ok“.

CONFIG GERAL-20251229-132218.png

Após isso, será necessário configurar os CSTs e as alíquotas correspondentes por meio da tela “Regra de Imposto – PDV”, disponível nas guias “Retaguarda Ótica”, “Retaguarda Parque” ou “PDV (Basic)”.

image-20251104-184705.png

Para saber como utilizar a tela em questão (realizar consultas, alterar alíquotas etc., consulte a documentação a seguir: https://manuais.pwi.com.br/vtl/regra-de-imposto

Com a tela já aberta, devemos agora selecionar a Empresa e os NCM com os quais trabalhamos, conforme imagens abaixo:

image-20251104-185243.png

Após a seleção da Empresa, é necessário escolher qual o NCM que será configurado com os novos impostos. Depois, vamos até a aba “IBS/CBS” para realizar as configurações das Tributações de impostos IBS/CBS, e de suas respectivas alíquotas:

image-20251104-185807.png

Segue abaixo um resumo de cada um desses impostos relacionados ao IBS e CBS:

Código de classificação tributária: Serve para informar qual é o tipo de produto/serviço segundo a legislação do IBS/CBS. Cada item terá uma classificação que determina sua tributação (normal, reduzida, isenta etc.)

CST de IBS/CBS: CST significa Código de Situação Tributária. Ele mostra como o produto é tributado: se é tributação normal, isenção, redução, substituição, diferimento etc. Vai substituir o CST/CSOSN do ICMS e o CST do PIS/COFINS.

IBS UF (Alíquota IBS UF %): Parte do IBS que pertence ao estado (UF). Funciona como o ICMS atual, mas unificado no novo imposto.

IBS Municipal (Alíquota IBS Municipal %): Parte do IBS que pertence ao município, substituindo o ISS que incide sobre serviços.

CBS (Alíquota CBS %): É a alíquota federal sobre bens e serviços, substituindo PIS e COFINS.

Redução IBS UF (%): Caso o item tenha algum benefício fiscal no estado, como redução de base de cálculo ou incentivo regional.

Redução IBS Municipal (%): Mesma ideia, mas para benefício fiscal no município (por exemplo, serviços essenciais com carga reduzida).

Redução CBS (%): Aplicada quando a legislação permite alíquota reduzida ou isenção parcial da CBS (por exemplo: medicamentos, transporte público, educação).

Caso tenha dúvidas em como preencher cada campo, recomendamos que consulte um profissional da área da contabilidade para lhe auxiliar nesse processo.

Processo de validação - Emissão de Venda e adequação das tags para Reforma Tributária

Nesta etapa, o processo será realizado juntamente com a sua contabilidade, que auxiliará na verificação das informações e dos tributos destacados na venda fiscal, garantindo que estejam corretos e em conformidade com a legislação vigente.

Caso surja alguma dúvida durante a execução dos processos descritos abaixo, entre em contato com o time de Suporte Vixen, que estará à disposição para prestar o devido apoio.

Confira abaixo os passos para realizar essa validação:

  1. Acesse o Vixen PDV.

  1. Realize uma carga total ou reinicie o sistema para que as novas informações sejam aplicadas.

  2. Após a atualização, efetue uma venda de teste com um produto que foi aplicado a regra de imposto do IBS/CBS e emita a NFC-e ou o CFe correspondente.

  3. Em seguida, exporte o XML da nota emitida e envie-o para a sua contabilidade, para que seja verificado se os impostos (IBS e CBS) estão destacados corretamente.

Caso não saiba como realizar a exportação dos arquivos XML, consulte a tutorial a seguir: https://manuais.pwi.com.br/vtl/exportacao-de-arquivos-de-nfc-e-nf-e

Para exemplificar melhor essas ações, siga o vídeo abaixo:

Com isso, será necessário aplicar os impostos as demais categorias dos NCM na tela de Regra de Impostos.

Após a validação com a sua contabilidade, e estando tudo correto, o processo estará concluído, e o seu sistema já estará adequado às novas regras da Reforma Tributária.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.