Skip to main content
Skip table of contents

Devolução de Mercadoria

A devolução de mercadoria irá ocorrer quando o cliente desistir de uma compra que já foi efetuada através do PDV. Nestes casos, o valor da venda será estornado para o cliente ou gerado um Vale Crédito e os produtos adquiridos retornarão ao estoque.

Para realizarmos essa operação, basta entrar no módulo de Faturamento e ir em Devolução de Mercadorias, conforme mostra na imagem abaixo:

Para realizar essa operação, temos algumas etapas a serem seguidas, nas quais destacaremos abaixo.

Na 1ª Etapa, definimos o Tipo da Devolução, se será por “Localizar a venda” ou “Devolução manual”, ambas possuem o mesmo critério, são apenas forma para diferentes buscas.

Começaremos falando sobre a devolução Localizando a Venda:

Ao clicar no botão “Localizar venda”, será necessário realizar os seguintes passos:

  1. Informar o código do produto da devolução.

  2. Localizar no sistema a venda que foi feita, para poder listar os itens.

  3. Informar a quantidade de itens que será devolvido.

  4. Selecionar o botão de “Carregar Itens”.

  5. E por fim, selecionar o botão “Ok”.

Na 2ª etapa, voltamos para a tela inicial já com o produto(s) da devolução selecionado(s), sendo necessário apenas preencher o restante dos campos obrigatórios (campos em amarelo):

Por fim, na 3ª etapa definimos o tipo de Crédito para aplicar ao cliente. Sendo elas:

  • Gerar Voucher (crédito) Onde o sistema já cadastra internamente a informação que o cliente tem um crédito no valor da devolução, ficando assim com este valor para comprar novos produtos.

  •  Retirada “DINHEIRO” do caixa Onde o valor da venda será removido do caixa, para eventualmente devolver ao cliente.

  •  Sem crédito  Não movimenta caixa e não gera voucher  Neste caso, o processo apenas registra a devolução, e ajusta o estoque dos produtos.

  •  Crédito em conta consumo  Gera um crédito no valor da devolução, na conta consumo do cliente.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.