Devolução de Mercadoria
A devolução de mercadoria irá ocorrer quando o cliente desistir de uma compra que já foi efetuada através do PDV. Nestes casos, o valor da venda será estornado para o cliente ou gerado um Vale Crédito e os produtos adquiridos retornarão ao estoque.
Para realizarmos essa operação, basta entrar no módulo de Faturamento e ir em Devolução de Mercadorias, conforme mostra na imagem abaixo:
Para realizar essa operação, temos algumas etapas a serem seguidas, nas quais destacaremos abaixo.
Na 1ª Etapa, definimos o Tipo da Devolução, se será por “Localizar a venda” ou “Devolução manual”, ambas possuem o mesmo critério, são apenas forma para diferentes buscas.
Começaremos falando sobre a devolução Localizando a Venda:
Ao clicar no botão “Localizar venda”, será necessário realizar os seguintes passos:
Informar o código do produto da devolução.
Localizar no sistema a venda que foi feita, para poder listar os itens.
Informar a quantidade de itens que será devolvido.
Selecionar o botão de “Carregar Itens”.
E por fim, selecionar o botão “Ok”.
Na 2ª etapa, voltamos para a tela inicial já com o produto(s) da devolução selecionado(s), sendo necessário apenas preencher o restante dos campos obrigatórios (campos em amarelo):
Por fim, na 3ª etapa definimos o tipo de Crédito para aplicar ao cliente. Sendo elas:
Gerar Voucher (crédito) Onde o sistema já cadastra internamente a informação que o cliente tem um crédito no valor da devolução, ficando assim com este valor para comprar novos produtos.
Retirada “DINHEIRO” do caixa Onde o valor da venda será removido do caixa, para eventualmente devolver ao cliente.
Sem crédito Não movimenta caixa e não gera voucher Neste caso, o processo apenas registra a devolução, e ajusta o estoque dos produtos.
Crédito em conta consumo Gera um crédito no valor da devolução, na conta consumo do cliente.