1. Configuração
Para conseguir realizar os fechamentos, primeiro iremos garantir que todas as configurações estejam corretas:
Primeiro, iremos verificar se o ingresso esta ativo no sistema:
Em verde, temos exemplos de ingressos ativos, em vermelho, ingressos inativos, podemos também utilizar o filtro no campo superior direito da tela.
1.1.1. Caso o ingresso esteja ativo, como próximo passo, iremos validar se o produto está configurado como serviço:
Selecione o ingresso e na grade selecione “Alterar”:
Iremos nos deparar com a seguinte tela:
Note que, temos o botão “Identificar como serviço (não é um produto físico)” que deverá estar marcado
1.1.2. Com os pontos anteriores configurados, iremos validar se o ingresso está configurado para gerar comissão, ainda na tela de configuração do ingresso, iremos acessar a aba “ingresso”:
Note que, o tipo de comissão do ingresso, deverá está configurado como “1 – Produto gera comissão inteira” ou “ 2 – produto gera comissão parcial”
Essa regra fica a critério de cada parque, a mesma serve para permitir diferentes tipos de comissão. Por exemplo, podemos adotar a tipo “1” para vendas de combos e “2” para vendas de ingressos avulsos.
Essas regras podem ser configurados no momento do cadastro da comissão:
1.1.3. Como próximo passo, iremos cadastrar uma regra para os parceiros, na aba comercial, rotina “Cadastro de comissão”:
Ao abrir a tela, com o botão direito na grade, clique em incluir, iremos acessar essa tela:
Note que, aqui iremos cadastrar o parceiro que irá receber a comissão, bem como a porcentagem a ser paga e se temos algum produto como exceção.
No caso de possuir muitos parceiros com as mesmas características e configurações, podemos utilizar o campo “Regra geral”:
É possível vincular uma regra geral a um canal de vendas ou um parceiro.
O sistema irá validar como prioridade parceiros que tenham regras próprias, caso não possuam, a regra geral será aplicada.
Vale ressaltar que, para gerar corretamente a comissão, o parceiro deverá estar gravado na venda, de acordo com o canal de venda.