23. Proctask
Nova funcionalidade do Volpe para configuração de processos a serem executados automaticamente.
23.1. Processos
Acesse a guia Ferramentas > coluna > Processos > tela > Processos;
Essa tela faz a configuração dos processos, através dessa rotina o usuário pode cadastrar e configurar a execução dos seus processos.
Consulta e cadastro de processos:
Configurações principais:
Na primeira etapa do cadastro de processo será preciso configurar algumas informações importantes sobre o processo.
Código: Código identificador de cada processo, campo Alfanumérico.
Processo: Descrição simples do processo.
Nome FXP: Nome do arquivo a ser executado. Sem extensão.
Detalhamento do Processo: Campo reservado para a descrição completa de como o processo trabalha.
Configurações de execução:
Selecionando a segunda parte do cadastro de processos, podemos configurar os dados de execução dos processos. Os campos são:
o Horário de atividade de e até: O processo só irá começar a ser executado após o horário inicial configurado para execução e termina após o horário final. Antes ou depois desses horários o processo aguardará a próxima execução em estado de descanso.
o Intervalo: Intervalo de descanso entre cada execução do processo.
Obs.: Intervalo mínimo 15 segundos.
o Usuário executor: Usuário responsável pela execução do processo.
o Dias de execução: O mesmo critério aplicado para o horário de execução é válido para os dias de execução, ou seja, os processos só serão executados nos dias selecionados para execução, os dias não selecionados aguardam em estado de descanso.
o Envio de e-mail: Disparo de e-mail, caso haja algum erro imprevisto durante a execução dos processos.
Atenção: Essa rotina funciona atualmente somente com a configuração de tipo de envio de e-mail: SMTP, configuradas em: Volpe à Configurações à Parâmetros do Sistema à Guia: Configuração de e-mail.
23.2. Monitor de processos
Acesse a guia Ferramentas > coluna > Processos > tela > Monitor de processos;
Esta tela faz o monitoramento de processo em execução, através dessa rotina o usuário pode monitorar a execução dos processos cadastrados de qualquer computador que possua o Volpe instalado.
Monitor:
Resultado das execuções ocorridas em cada processo. Podemos analisar pelo monitor os estados de cada processo, a ocorrência de erros, horário da última execução entre outras informações.
Opções disponíveis do Monitor:
o Baixar erro (Problema resolvido): Após a resolução do erro reportado pelo monitor, o responsável poderá atualizar o monitor de processo para indicar que o problema foi resolvido.
Obs.: Será necessário restartar o processo manualmente.
o Consultar histórico de execuções: Consultar histórico de execuções do processo selecionado.
Configurações (Monitor):
Na guia de configurações do monitor o usuário pode configurar algumas informações para controlar a execução dos processos, os campos são:
Máquina para execução de processos: Com o objetivo de controlar a execução dos processos, é preciso definir uma máquina em que os processos serão executados, qualquer processo executado em máquinas diferentes do nome da máquina definida nesse campo não será executado.
Verificar atualizações nos processos: Durante a execução dos processos, a rotina verifica de tempos em tempos se houve alguma mudança nas configurações do processo ou nas configurações para o controle dos processos.
Finalizar todos os processos: Campo para definir horário máximo de execução dos processos, após esse horário todos os processos que terminaram sua última execução serão encerrados e os processos que ainda estiverem em execução serão encerrados posteriormente.
Limpar log de execução após (Dias): Campo para configurar período em dias para limpeza de log de execuções.
Gravar log de execuções bem-sucedidas: Por padrão o sistema só registra as execuções com problemas (erros), ao selecionar o campo o ProcTask irá registrar as execuções bem-sucedidas.
Posso editar alguma informação do processo enquanto ele está em execução?
Sim pode. Um dos objetivos principais do ProcTask é a auto execução e auto atualização, ou seja, o ProcTask atualiza as informações de controle e de execução dos processos sem que o usuário precise reiniciar a rotina a cada alteração feita no cadastro de processos ou nos controles configurados no monitor. Para verificar se houve atualizações a rotina de execução de processos utiliza o campo: Verificar atualizações nos processos.
23.3. Histórico de execuções
Acesse a guia Ferramentas > coluna > Processos > tela > Histórico de execuções;
Consultar histórico de execuções, através dessa rotina o usuário pode analisar a execução de cada processo a fim de identificar possíveis erros ou avisos que ocorreram durante a execução dos processos.
Obs.: É possível configurar o(s) destinatário(s) desejado(s) para envio de e-mail, caso ocorra o erro grave.
-> Indicador de erro grave.
Definição dos Controles:
Indica a quantidade de avisos ou erros durante a execução dos processos.
Expandir para visualizar histórico de execuções, erros ou avisos
Exibição de avisos:
Exibição de Histórico de execução:
Exibição de lista de erros: