Como realizar o cancelamento de uma venda TEF?
Atenções antes de cancelar transações TEF
Antes de realizar o cancelamento de qualquer transação com o pagamento TEF, é fundamental entender o processo para evitar inconsistências. Cancelar apenas a transação TEF, sem cancelar a venda no sistema, pode induzir o operador ao erro e causar problemas fiscais e operacionais.
É importante realizar o cancelamento completo através da tela de operações no Vixen PDV garantindo que a venda, o documento fiscal (caso tenha), o estoque e o estorno TEF sejam tratados corretamente.
Caso ocorra algum problema no processo de cancelamento via Vixen, também é possível realizar o estorno através do painel TEF, mas para isso é necessário entrar em contato diretamente com o prestador de serviço TEF da loja (ex.: Getnet, Cielo, Stone, etc.), que fornecerá o passo a passo adequado.
1. Cancelamento de venda com o estorno do TEF
Utilize esta opção quando for necessário realizar a venda completamente, incluindo o estorno automático da transação TEF.
Passos:
Acesse a tela Cancelar Operação no Vixen PDV.
Localize a venda a ser cancelada.
Avance para a tela de configurações de cancelamento.
Marque a opção “Realizar cancelamento das transações TEF“ na 2° etapa.
Verifique e conclua o processo de cancelamento.
Essa opção garante que a venda, o documento fiscal (caso tenha) e o pagamento com o cartão sejam cancelados de forma integrada.
Para mais informações segue o link do manual:
2. Estorno TEF sem cancelar a venda
Utilize este processo somente se for necessário estornar o pagamento no cartão mas manter a venda registrada no sistema.
Passos:
No Vixen PDV, acesse Outros > TEF.
Clique em Funções Administrativas.
Selecione a opção “3 – Cancelamento de transação“.
Preencha os dados solicitados para concluir o estorno.
Caso não saiba os dados, consulte Relatórios > Vendas > Lista de transações financeiras.
Esta opção não impacta o estoque nem cancela o documento fiscal ou a venda, apenas o pagamento com cartão.
Para mais informações segue o link do manual:
3. Estorno via painel do TEF
Se o estorno não puder ser realizado pelo Vixen PDV por qualquer motivo (ex: erro na transação, falha de comunicação), é possível realizar o estorno diretamente no painel do TEF.
Nesse caso:
O operador ou o responsável deve entrar em contato com o suporte do TEF da loja, pois o processo varia confirme o fornecedor (ex: Getnet, Cielo, Rede).
Solicite instruções específicas para o cancelamento manual da transação TEF.