Cadastro Central
![](../__attachments/8945667/image-20230612-203547.png?inst-v=06afefa9-cb30-4a0c-a1c9-f501f1c42d77)
A tela “Cadastro central” é utilizada para o cadastro de todas as pessoas físicas ou jurídicas que de alguma forma serão utilizadas no sistema. Por exemplo, caso queira cadastrar um cliente para inseri-lo em uma venda, você deverá utilizar a tela “Cadastro Central” para realizar esse cadastro.
Com a tela aberta, conseguirmos incluir um novo cliente no sistema, ou então alterar já existente, através das funções “Incluir” e “Alterar” respectivamente, conforme vemos abaixo:
![](../__attachments/8945667/image-20230612-213543.png?inst-v=06afefa9-cb30-4a0c-a1c9-f501f1c42d77)
Caso opte por incluir um novo cliente, uma nova tela será aberta, para que possa preencher as informações básicas do cliente, como nome, CPF ou CNPJ, endereço etc.
![](../__attachments/8945667/image-20230612-213636.png?inst-v=06afefa9-cb30-4a0c-a1c9-f501f1c42d77)
Atenção: Antes de realizar o preenchimento das informações, selecionar o “Tipo da ficha cadastral”, para definir se aquele cadastro é de um cliente, fornecedor etc.
Ao finalizar o preenchimento, o cliente será registrado no sistema, e poderá ser incluso nas vendas realizadas pelo Vixen PDV.