DICAS DE USO – CARTÃO FIDELIDADE
O cartão fidelidade controla a pontuação acumulada do cliente a cada venda para resgate em forma de créditos futuros. Para utilizar a função de cartão fidelidade, configure o sistema conforme abaixo:
Configuração dos produtos
Por padrão todos os produtos geram pontuação para o cartão fidelidade. Caso deseje que um produto especifico não gere pontuação é necessário configurá-lo. Para isso, acesse o Volpe > guia Cadastros > Produtos

Selecione o produto desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele, depois selecione alterar.

Ao abrir a tela de Produtos (alterar) Vá até aba PDV, e na grade do menu vertical selecione “Outros”. Marque o campo em destaque “Produto não gera pontuação para o Cartão Fidelidade” e clique em OK para salvar.

Configuração Geral do PDV
Para habilitar a função fidelidade e definir as regras de pontuação abra o Volpe, acesse a guia Ferramentas e selecione a opção “Configuração Geral”.

No canto esquerdo esta localizado o menu lateral, abra a opção “Cartão Fidelidade”. Marque a opção “Utilizar controle de Cartão Fidelidade “e indique as regras de controle, conforme opções abaixo descritas:

Critério de Acumulo. Selecione o critério de acumulo que o sistema irá utilizar (Pontos ou Valor)
Fator de Acumulo. É o fator que o sistema irá utilizar para realizar o cálculo do valor acumulado no Cartão Fidelidade na venda, utilizando a seguinte fórmula: VALOR ACUMULADO = FATOR DE ACUMULO X VALOR TOTAL DA VENDA, exemplo: Em uma venda de R$ 100,00 com fator de acumulo cadastrado de R$ 0,10, o valor acumulado será de R$ 10,00 (0,10 x R$ 100,00).
Fator de Resgate. É o fator que o sistema irá utilizar para realizar o cálculo do valor que será concedido como desconto no final da venda, utilizando a seguinte fórmula: VALOR DESCONTO = FATOR DE RESGATE X QTD A SER RESGATADA, exemplo: Vou resgatar 10 pontos e o fator de resgate está cadastrado para 0,10, logo o valor de desconto no final da venda será de R$ 1,00 (0,10 x 10 pts)
Carência para utilização (dias) Nesta opção informe o valor que corresponderá ao número de dias de carência, ou seja, o prazo mínimo para utilização dos créditos adquiridos.
Mínimo da venda para acumulo Neste campo informe o valor mínimo da venda para considerar na contagem dos pontos ou valores.
Valor mínimo para resgate Nesta opção informe o valor mínimo em R$ que o cliente poderá resgatar seus pontos.
Validade para utilização (dias) Esta parametrização utiliza-se para informar o prazo de validade para utilização dos créditos adquiridos.
Vinculação dos clientes
Para habilitar o cliente na utilização do Cartão Fidelidade, localize o cadastro do cliente no Volpe>Cadastros> Cadastro Central

Clique com o botão direito do mouse sobre o cadastro e selecione “Comercial”.

Na tela apresentada, clique duas vezes para alterar e na aba PDV e marque “Cliente utiliza Cartão Fidelidade” e confirme com o botão OK. Você pode indicar o número do cartão físico se desejar.

Nota: Caso esse passo não seja executado, o cliente não receberá pontuação pela compra.
Como consultar o extrato do cartão fidelidade?
É possível consultar as movimentações do cartão Fidelidade por cliente. Na guia Retaguarda PDV selecione a opção “Extrato do Cartão Fidelidade”.

No campo Cliente que esta destacado na cor amarela, insira o código do cliente, ou selecione a função F4 para pesquisar o nome do cliente. Após escolher o cliente, selecione o período que deseja pesquisar e clique em consultar e pronto o sistema ira trazer os registro de históricos e saldo do cartão que o cliente possui.

Nota: você poderá incluir créditos ou débitos avulsos por esta tela ao clicar com o botão direito na grade do extrato e selecionar “Incluir”.
Resgate de pontos do cartão fidelidade
Para gerar acumular pontos, basta identificar o cliente na venda e registrar normalmente. O Vixen soma automaticamente a pontuação e registra no extrato do cartão.
Para resgatar os pontos acumulados, no Vixen indique o cliente e clique em OK. Automaticamente o Vixen exibirá o valor de pontos acumulados para resgate do cliente e o extrato do cartão, caso haja.


Continue o lançamento da venda, a utilização dos créditos do programa de fidelidade será utilizada apenas no final da venda, aonde deverá ser lançado como desconto, conforme abaixo.
Na tela de Formas de pagamento, clique no botão “F7 – Descontos/Acréscimos”.

Em seguida, selecione a opção resgate de cartão fidelidade (F8). Acrescente o valor de resgate no campo “Valor a ser utilizado” e clique em OK. Termine o lançamento da venda, selecionando as formas de pagamento para que o valor seja resgatado pelo cliente.

O valor lançado como desconto será deduzido dos pontos de resgate conforme configurado anteriormente.